FORD - O Homem e a Máquina

Assisti este filme nas aulas de TGA (Teoria Geral da Administração) e achei muito interessante, ele mostra a evolução dos carros, demonstrando paralelamente a evolução dos métodos administrativos das empresas no início do século passado.

Um dos pontos fortes do filme é a criação das linhas de montagens móveis por Henry Ford, diminuindo o tempo para montagem dos carros e possibilitando a diminuição dos custos no processo de fabricação. Junto a isso, Ford percebeu que com a linha de montagem seus funcionários estavam chegando a níveis de stress muito altos, então teve mais uma grande idéia, diminuiu a carga horária dos seus funcionários e dobrou os seus salários, com os preços dos carros diminuindo graças as melhorias no processo de fabricação e seus funcionários com mais dinheiro e tempo para gastar, Ford criou uma nova classe de consumidores e aumentou ainda mais os seus lucros.

O filme também apresenta paralelamente fatos marcantes da história como o grande preconceito nos EUA, a crise de 29 e a quebra da bolsa de Nova York com a falência de vários bancos e muitos problemas de desemprego nas cidades, também aparece alguns movimentos como o comunismo, Hitler, o ataque a Pearl Harbor e as guerras mundiais.

Também é possível ver no filme as grandes mudanças culturais surgidas com a criação dos carros, estradas, desenvolvimento das cidades e indústrias, a total autoritariedade e racionalidade dos empresários durante todo o período da escola clássica de administração, a alienação dos funcionários com a super especialização das atividades nas linhas de montagens, a centralização do poder e falta de aspectos emocionais.

Em resumo, é um filme muito bom para quem quiser conhecer mais sobre história, administração e empresa dos Ford. Até.

Sistemas de Informação Campeão do JOIA 2009

Parabéns para todos os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da SETREM, este ano nós superamos todas as expectativas e mostramos a nossa força, obrigado a todos que participaram e ajudaram na organização. Agora é só comemorar!!!!





Blog Oficial: http://joiaesistemas.blogspot.com/