Final do segundo dia no FISL

Bom, após a palestra sobre eyeOS (melhor do dia na minha opinião), assisti a palestra do Marcélio Leal sobre geradores e PHP, (pausa almoço), depois assisti uma que eu não me lembro nem o nome porque fui cedo para ter lugar na palestra do Peter Sunde (ele esqueceu que tinha mais de uma palestra e falou sobre sua cidade, bandas locais e outras histórias engraçadas, mas você pode ler sobre a primeira palestra dele que foi boa aqui) então me desanimei e fui ver as previsões para nova Web, semântica, peguei só o final mas anotei este link que mostra algumas das novas funcionalidade se acessar com o novo Firefox 3.5 beta, após 18horas sei que teve uma desconferência sobre o partido político pirata aqui do Brasil também com o Peter Sunde e outros caras que lutam pela liberdade na Internet.



O video foi pra os meus amigos colorados pois meu time perdeu ontem... como diz o Peter Sunde, LOL! Aproveitar pra dizer que este vídeo era muito mais engraçado quando tinha música mas, parece que estamos perdendo um pouco a liberdade na Internet pois algumas coisas já estão sendo controladas... quero ver se for aprovada estas leis que o azeredo está montando, será pior que na China...

Até!

Segundo dia de FISL! Primeiras palestras...

Olá, primeira hora da manhã assisti a palestra 'Biometria em Linux, existe?' com A.K.A CABELO, muito boa, explicou as diversas formas de autenticação biométrica e porque uso do Linux é fundamental (personalização), também explicou como são feitos os cálculos matemáticos e quais dados são armazenados nos sistemas, achei bem interessante a parte de reconhecimento facial através de vídeos de forma não assistida e das veias da mão (dedo).

Logo em seguida, 'Cloud Computing and Free Software: Creating our own cloud easily: The eyeOS Project' com palestrante Pau Garcia-Milà, que aos 18 anos iniciou o projeto, achei muito interessante, com o eye você consegue manter a privacidade de seus dados criando nuvens dentro da grande nuvem, algo assim. A palestra foi em espanhol mas deu pra entender mais ou menos, falou sobre a privacidade na web, e se o servidor cair? Perdi meus dados? O problema que quase ninguém lê os contratos online, por exemplo, ao usar o Google Docs você assinou um contrato onde permite que a Google leia aquele documento, e se for um documento do governo? Ou algo pessoal que você não gostaria de compartilhar? Também comentou sobre o eyeOS Toolkit, ferramentas para modificar facilmente as configurações do eyeOS (Sistema Operativo Cloud Computing) que você pode instalar em seu servidor (da empresa ou pessoal) ou ainda usar um gratuito disponível na nuvem (acredito que a equipe de desenvolvedores mantém, mais informações aqui), Skydriver do windos seven e controle da internet com os filtros impostos pelos governos de diversos países.

Em breve estarei postando mais notícias sobre o FISL, até.