Criação de um Sistema no Delphi com Firebird

Olá, após um bom período de férias, as aulas da faculdade estão de volta e me lembrei que ficou tarefa do semestre passado pra fazer aqui no blog, mostrar como fazer um sistema utilizando Firebird no Delphi, rapidamente vou explicar como fazer uma tela de manutenção de uma tabela de Cidades, não é o mesmo BD do sistema de viagens mas o processo é o mesmo para todas as tabelas.

- Primeiramente abra o Delphi e crie um File -> New -> VCL Forms Application.


- Depois em File -> Save Project As ..., salve como "untPrincipal" e de um nome para o projeto, pode ser "Cidades", salve.
- Altere o Caption do Form para "Manutenção de Cidades" e o name para frmCidades. CTRL + S para salvar.
- Crie um Data Module em File -> New -> Other ..., selecione Data Module, OK.
 
 
- Neste Data Module, adicione o componente SQLConnection da paleta dbExpress para conectarmos ao nosso banco Firebird (como criar foi ensinado no outro post).
 
 
- Dê um duplo clique sobre o componente para abrir as opções.
- No driver name selecione Interbase.
- Na Key DataBase você coloca o caminho até o seu arquivo *.fdb, o banco de dados, se você salvar a aplicação no mesmo diretório que está o banco de dados pode colocar apenas o nome do arquivo.fdb, isto vai evitar problemas quando você for tentar usar o sistema em outro computador (terá que ter o banco no mesmo caminho).
- Na key ServerCharSet coloque "WIN1252" para que o sistema aceite acentos do português.
- Verifique se o User_Name, Password e SQLDialect estão corretos.
 
 
- Se quiser pode testar a conexão clicando no quarto botão bem em cima, vai pedir a senha (masterkey), se tudo der certo vai receber a mensagem "Successfully Connected".
 
- Clique em OK, altere a propriedade LoginPrompt do SQLConnection para false, isso faz com que ele deixe de perguntar a senha toda vez que você for abrir uma conexão com o banco.
- Altere a propriedade Name do DataModule para "DM".
- CTRL+ S para salvar, chame a Unit de "untDM".

Até aqui criamos um novo projeto, um formulário para a manutenção de cidades, um data module para separar a parte de conexão com o banco das telas de manutenção e criamos a conexão. Agora vamos fazer o processo que será igual para todos as "tabelas básicas" do banco que precisam apenas uma tela para inserir, alterar, excluir e consultar os dados (que eu chamo de manutenção).

- Adicione três componentes no DM (Data Module), um SQLDataSet, um DataSetProvider e um ClientDataSet, para cada tabela terá que ter estes 3 componentes.
- Selecione o SQLDataSet e altere a propriedade SQLConnection, selecione nosso componente de conexão SQLConnection1.
- Na propriedade CommandText vai aparecer "..." quando colocar o cursor do mouse dentro, clique nos pontinhos (...) para abrir o CommandText Editor, nele vão aparecer as tabelas do banco de dados e os campos de cada tabela, selecione a tabela que você está fazendo a manutenção, aqui é "CIDADE" e clique no botão "Add Table to SQL", depois em "Add Field do SQL", isso vai montar uma SQL de consulta dos dados, ex.: "select * from CIDADE", depois clique em OK.


- Selecione o DataSetProvider1 e altere a propriedade DataSet, selecione o SQLDataSet1.
- Selcione o ClientDataSet1 e altere a propriedade ProviderName, selecione o DataSetProvider1.
- Ative o ClientDataSet1 (propriedade Active = true).
- Duplo clique no ClientDataSet1 para abrir o Fields Editor, clique com o botão direito dentro do field Editor e depois em "Add all fields" ou "CTRL + F" para adicionar todos os campos da tabela.


- É interessante renomear os componentes para ficar fácil a identificação quando tiver que fazer pra todas as tabelas, de preferência antes de começar alterar as propriedades dos componentes, neste caso só vou fazer de uma então pulei esta parte.
- Deixe o Fields Editor do ClientDataSet1 aberto e volte para o frmCidades (untPrincipal).
- Selecione todos os fields e arraste eles para dentro do frmCidades, vai pedir uma confirmação para usar o form DM ou algo semelhante, clique em "Yes". Vão ser criados os Edits e Labels conforme os fields da tabela e um DataSource.


- Adicione no formulário o componente DBNavigator e altere a propriedade DataSource, selecione DataSource1.
- Adicione também o componente DBGrid e também altere sua propriedade DataSource para DataSource1. Neste momento já deve trazer os dados do banco (se tiver algo cadastrado), caso não traga nada e estes componentes fiquem "desativados", sem as funções, verifique no DM se o ClientDataSet está com a propriedade Active = true.
- Adicione também um Button, pode ser ao lado do DBNavigator, altere a propriedade Caption para "Salvar" ou "Gravar", de um duplo clique sobre o Button e então vamos digitar o código responsável por fazer com que os dados alterados ou inseridos realmente sejam salvos no banco, antes adicione nas uses o DM, para isso pressione "Alt + F11", selecione a unitDM e OK, agora sim o código para salvar:


procedure TfrmCidades.Button1Click(Sender: TObject);

begin
   DM.ClientDataSet1.ApplyUpdates(0);
end;


- Pressione "F12" para voltar ao modo Design.

Pronto, a tela deve ter ficado parecida com a imagem abaixo.

  
- CTRL + Shift + S para salvar tudo.
- CTRL + F9 para compilar.
- F9 para compilar e executar a aplicação com Debbuger, ou
- CTRL + Shift + F9 para compilar e executar sem Debug (mais rápido)

A aplicação funcionando.


Bom pessoal, minha aula está acabando e vou ficando por aqui, no futuro escreverei um post mostrando como fazer um menu na aplicação e também telas de manutenção em tabelas que tem chaves estrangeiras (usar lookup).

Até.