Fortes Emoções na Bolsa

Video de um analista fazendo uma análise do mercado ao vivo exatamente no momento da queda do Dow Jones no dia do crash (06.05.2010)! O analista simplesmente enlouquece!



Notícias vieram depois tentando explicar a forte queda, minha opinião é que não foi um erro que causou toda queda, talvez um erro tenha iniciado, mas ai vem os stop na pedra disparando e vendendo a mercado, ai vem as emoções e o despero e mais gente vendendo a mercado, ai vem os trading systems e todos os indicadores apontando venda, mais vendas, isso vira uma bola de neve, nesse caso uma avalanche seria o termo mais correto.

Gráfico diário DJI.


Em todo caso, o investidor racional aguardou o pânico passar e aproveitou pra fazer uma compra no primeiro sinal de recuperação. O investidor iniciante ou sem estratégia provavelmente ficou "congelado", sem saber o que fazer, tentando achar uma explicação. Muito provavelmente investidores operando em prazos curtos neste dia levaram violinadas (stop loss), mercado caiu -> vendeu, mercado voltou-> recompra, faz parte, ao menos ficou protegido de uma perda ainda maior nos dias seguintes.

Bom, dá pra pensar muita coisa em um dia como esses, eu pude aprender algumas coisas, fico imaginando quem passou por 2008 deve ter tido muito mais emoções que essas, mas já deu pra sentir o gostinho.