Desarollando Software Libre com Scrum

Palestra na LatinoWare do Diego Martin Lima, Desarollando Software Libre com Scrum. Scrum é um método ágil para desenvolvimento iterativo e incremental de software, bastante conhecido mas ainda pouco utilizado, requer uma equipe de desenvolvedores experiente.

Na realidade, este (equipe experiente) é o principal ponto que todas as metodologias de desenvolvimento esquecem, se você possui uma boa equipe, qualquer metodologia servirá e o software será bom, agora se a equipe for ruim, não adianta culpar a metodologia, apesar que algumas metodologias são melhores do que outras dependendo do tamanho da equipe e do tamanho e duração do projeto. Este foi o tema de uma outra grande palestra da LatinoWare, do Fábio Akita, a Semente não Entendida de Todas as Metodologias Ágeis, que parte do pressuposto que todas as metodologias envolvem pessoas, então, este é um fator primordial. Abaixo os slides dessa outra palestra, aproveite para pensar/refletir sobre alguns pontos de engenharia de software.


Tem um vídeo no Youtube também, não cheguei a olhar, mas se for a mesma palestra vale a pena, vou olhar mais tarde... http://www.youtube.com/watch?v=wvKHU7pA02c

Bom, voltando as anotações, minha opinião é que uma das melhores coisas do SCRUM é a reunião diária, máximo 15 minutos, em pé, onde cada um fala o que fez no dia anterior, ou se não fez fala qual foi o impedimento e diz o que vai fazer no dia atual. Nessa reunião todos vão se sentir parte do grupo, todos vão saber o que cada um está fazendo e caso algum não esteja trabalhando como deve, logo a equipe vai perceber através das reuniões e pode tomar alguma atitude.

Alguns problemas comuns:

 - Começar do zero
 - Não ter informações prévias, capacidade da equipe, dificulta previsões de tempo
 - Não realizar Scrum Diário
 - Não manter corretamente gráfico burndown
 - Más adaptações da metodologia


Processo SCRUM (Wikipedia, 2011)


Durante a palestra anotei um modelo para SCRUM rapidamente, refiz no Astah UML na forma de um diagrama de atividades pra facilitar, gostaria de postar os slides originais também mas está difícil de encontrar.

Modelo que rabisquei durante a palestra...

Blogger in draft integrando Google Plus G+

Pois é pessoal, se eu entendi direito (imagem abaixo), agora seus updates do blogger podem ir para o G+ automaticamente, ou seu perfil do G+ vai substituir o do Blogger, ainda estou meio na dúvida sobre o que vai acontecer, mas vou testar. 



[EDIT] Pelo que percebi, agora quando alguém acessa/clica no link do meu perfil do Blogger vai parar o meu perfil do Google Plus, também pude escolher os blogs em que sou autor e que desejo cadastrar no G+, agora eles aparecem lá do lado do meu perfil.

Veja, ali: Contributor to ...

Bom, achei a idéia interessante, ponto pra Google. Abs