Anotações sobre Qualidade


QUALIDADE


Gestão pela qualidade total, cerca de 15 anos, bastante difundido atualmente.
Qualidade, objetivo e medida, nível de refugo. Em software se avalia pelo número de erros que o software contém, mas também se pode avaliar outros quesitos como performance na execução,
Definição de qualidade do ASQ: É um conjunto de atributos e características de um produto que lhe dá a habilidade de satisfazer necessidades declaradas e implícitas.
Definição da EOQC: é a totalidade dos atributos e características de um produto que lhe dá a habilidade de satisfazer ...
Definição do Juran: consiste nos ...
Definição da Enciclopédia Soviética: É o agregado de propriedades de um produto que determina a habilidade de satisfazer a habilidade para os quais foi construído.

5 abordagens

  1. Transcendental: qualidade é sinônimo de excelência inata, como: relógio Rolex; automóvel Rolls Royce, Tablet Apple, picanha maturada de gado Limousin confinado, seda legítima.
  2. Baseada no Produto: é um conjunto mensurável e preciso de características necessárias para satisfazer o cliente, como: relógio Casio, Fiat Uno, meia medicinal Kendal, cerveja Brahma.
  3. Baseada no Usuário: qualidade é a conformidade com as expectativas do consumidor, como: relógio Casio, VW Gol 1000 ou Audi, picanha macia, tecido mescla poliéster/algodão.
  4. Baseada Manufatura: qualidade de acordo com as especificações do projeto, como nylon da Dupont (dá maior rendimento nas máquinas), linha de pesca, relógio Technos, picanha de gado confinado.
  5. Baseada no Valor: qualidade definida em função do custo e preço, como: relógio pra criança (provavelmente vai durar pouco, deve custar pouco), automóvel Opala 1972 (se funcionar tá bom), camisas da loja C&A (lavou, terminou), carne moída pronta no açougue.

Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas do cliente.
Conformidade: atende uma especificação clara.
Consistente: materiais, recursos e processos controlados para garantir sempre a especificação.
Expectativas: valor para o usuário

Percepção x Expectativa, muitas vezes fica um GAP, uma lacuna.
Quando a percepção é menor que a expectativa a qualidade percebida é pobre.
Quando as expectativas são menores que a percepção a qualidade percebida é boa.
Quando expectativa e percepção são iguais a qualidade está boa.

David Garvin

Ver artigo das oito dimensões da qualidade:
  1. Desempenho
  2. Características (adicionais)
  3. Confiabilidade (MTFF - Mean time to first failure e MTBF - Mean time between failure)
  4. Conformidade
  5. Durabilidade
  6. Assistência Técnica (MTTR – Mean time to Recovery)
  7. Estética
  8. Qualidade percebida
Não é possível atender todas estas dimensões de uma única vez, foca em algumas delas conforme a abordagem escolhida para o produto ou serviço.
Programa de qualidade: uma coisa grande, um conjunto de projetos, de ações. PGQP, PNQ...
Métodos de qualidade: uma sequencia de passos para alcançar uma meta.
Ferramentas de qualidade: uma coisa pequena pra auxiliar a melhorar a qualidade, diversos programas de qualidade usam as mesmas ferramentas.
Conceitos relacionados: Portfólio é um conjunto de projeto independentes, Programa é um conjunto de projetos relacionados entre si.

História

Shewart – 1927
Deming (trabalhou com Shewart, foi pro Japão implantar qualidade).
Juran – acho que foi junto com Deming pro Japão.
Philip Crosby, disse que: leva anos para sair da incerteza para certeza, para melhorar a qualidade. (Incerteza->Despertar->Entendimento->Sabedoria->Certeza). Fez a base para programas como CMM (Capacity Maturity Model), MPS.Br (Melhoria do Processo de Software), ...
Carnegie mellon – filadelphia – pensilvania – fazer cursos a distancia sobre Qualidade em software... open learning initiative
MIT – Open Conserware – material disponível na web – Sistemas de Informação
Stanford – Ciência da computação – Aulas de IA ocorrendo online agora...

TQM


...

Ferramentas de Qualidade

Básicas

  • Folha de Conferência (contagem)
  • Fluxograma
  • Diagrama temporal (gráfico de falhas por tempo)
  • Histograma
  • Diagrama de Pareto (ordena os dados)
  • Diagrama de Dispersão
  • Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe, diagrama de Ishikawa)
    • Causa pode ser: máquinas, pessoas, meio ambiente, métodos, materiais


Aula passada (faltei) teve algo sobre 6 sigma, DMAIC: Define; Measure; Analyse; Improve; Control.

Sistemas de Producao - 23/11

5S - 5 sensos

Seiri - Utilizacao
Seiton - Organizacao
Seisso - Limpeza
Seiketsu - Higiene
Shitsuke - Autodisciplina

Senso de Utilizacão
 - Diferenciar o útil do inútil.
 - Em dúvida, descarte.
 - O espírito de equipe é inversamente proporcional a quantidade de ítens inúteis.

Senso de Organizacão
 - Cada coisa no seu lugar.
 - Cada lugar com a sua coisa.
 - Coisas de uso constante mais perto.

Senso de Limpeza
 - Limpe você mesmo seu posto de trabalho.
 - Escala de servico, cada um tem a sua vez de limpar.
 - Na limpeza os defeitos são percebidos enquanto pequenos.

Senso de Higiene
 - Roupa limpa.
 - Asseio pessoal, andar sempre limpo.
 - Qualidade de vida.

Senso de Autodisciplina
 - Adquirir hábitos de organizacão, limpesa e higiene.

Implatar os 5s:
 - Comeca fazendo uma limpeza geral, tirando tudo o que for inútil da organizacão.
 - Depois, de tempos em tempos, uma equipe de um setor inspeciona outro setor anotando o que está fora do lugar, sujo ou é inútil.

Programas de Qualidade
 - Premio de qualidade Japão - Deming
 - Prêmio Baldrige - americano
 - Prêmio Europeu
 - Prêmio Erhard - alemão
 - Premio Nacional de qualidade
 - Prêmio Gaúcho de qualidade - PGQP

ISO
 - Federacao mundial de entidades nacionais de normatizacão de cerca de 140 países, um de cada país.
 - Sede na Suíca, estabelecido em 1947.
 - Objetivo de facilitar o comércio, as trocas e transferências de tecnologia.

ISO 9000: Normas de Qualidade
 - Foco no cliente
 - Lideranca
 - Envolvimento das pessoas
 - Abordagem de processo
 - Abordagem sistêmica da administracão
 - Melhoramento contínuo
 - Decisões basedas em fatos
 - Relacões de mútuo benefício com fornecedores

ISO 9000 - tem termos e definicões
ISO 9001 - contém os requisitos
ISO 9004 - orientacões para cumprir a 9001

ISO 27000 - Seguranca da Informacao - termos e definicoes
ISO 27001 - Requisitos da 27000


Qualidade - Aula 2 - Statistical Process Control - Controle estatistico de processo

Process Control Charts
LSL = Limit inferior de especificacao
USL = Limite superior de especificacao
UCL = Limite superior de controle (Upper)
LCL = Limite inferior de controle (Lower)

Limite usa 6 desvio padrao
Controle usa 3 desvios padrao

Capability Process (CP) = (USL - LSL) / 6DP

Se o CP for >= 1, tem capabilidade, senão não tem.

Indice de Capabilidade (CPk) = (MÍNIMO entre USL-X2)/3DP e (X2-LSL)/3DP

X2 é a média das médias.
DP é desvio padrão ou sigma

Types of Control Charts
 - Variable: x-bar and R charts
 - Attribute: p-charts
 - Defects: c-charts

R = Range = Amplitude

Ferramentas de qualidade

 - Básicas (7)
- folha de conferencia (coletar dados)
- histograma (entender dados)
- diagrama temporal (entender dados e processo)
- diagrama de pareto (entender dados)
- diagrama de dispersao (entender dados)
- fluxograma (entender processo)
- diagrama de causa e efeito (espinha de peixe) (procurar causa)


 - Avancadas
- CEP (Controle Estatistico de Processos) (entender processo)
- 5 por quês (entender dados)
- FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) (prevenir falhas)